Introdução
Nesta seção iremos apresentar as APIs que viabilizam o processo de Liquidação de Ativos para um Fundo de Investimento administrado pela QI DTVM. É válido destacar que o processo de liquidação de ativos, como Letras do Tesouro ou Debêntures, não se aplicam a esse contexto.
Para ter acesso a esses serviços, entre em contato com o time integracao.dtvm@qitech.com.br, para que seja feito as devidas liberações, tanto em ambiente de Homologação (Sandbox), quanto em ambiente produtivo.
Para realizar a Liquidação de Ativos serão necessários os seguintes passos:
- Criar um Lote de Pagamento;
- Inserir os Ativos que serão pagos;
- Encerrar o Lote de Pagamento;
Criando um lote
Nessa etapa, é necessário gerar uma chave referente ao lote de pagamento que será utilizada para identificar o lote durante o processo de liquidação. Essa chave será enviada para a criação do lote e então será possível passar para a próxima etapa.
Cada lote deve possuir uma chave única por fundo cadastrado.
Inserindo Ativos
Nessa etapa, os ativos referentes à liquidação serão enviados um por um com suas informações de valor a liquidar, tipo de ativo, forma de liquidação e um identificador do ativo, mais detalhes sobre o formato podem ser encontrados em 5.4.3.1 Ativos.
Fechando um Lote
Por fim, após todos os ativos inseridos, é preciso fechar o Lote de Pagamento utilizando a chave do lote. A partir disso o processamento de liquidação do Lote de Pagamento será iniciado internamente finalizando em um webhook indicando a conclusão do processo.
O procedimento de conciliação de caixa e a atualização do portfólio de ativos será feito de forma automática pela API.