Pular para o conteúdo principal

Introdução à movimentações no âmbito do PIX

O cliente do Participante Indireto (Alias) pode solicitar diversas funcionalidades em relação à transações no âmbito do PIX. Dentre elas, estão:

  • Transação PIX manual
  • Transação PIX por chave
  • Transação PIX QRCode
  • Devolução de um PIX
  • Tipos de transferência Pix (pix_transfer_type)

    EnumeradorDescrição
    manualPix utilizando os dados da conta destino. Obrigatório enviar target_account
    keyPix utilizando uma chave pix. Obrigatório enviar target_pix_key. Recomendado enviar end_to_end_id da consulta de chave pix caso tenha sido realizada
    static_qr_codePix utilizando um QR code estático. Obrigatório enviar o end_to_end_id retornado na decodificação do QR code
    dynamic_qr_codePix utilizando um QR code dinâmico. Obrigatório enviar o end_to_end_id retornado na decodificação do QR code
    reversalDevolução de um Pix

    Dentre estas funcionalidades, há o tipo de 'sincronicidade' de transação que um Participante Indireto pode optar por fazer, de acordo com suas necessidades.

    Informação

    Tudo o descrito nesta seção de introdução também está, de forma detalhada como o Participante Indireto deve tratar via API, na seções seguintes.

    End to end ID

    Toda transação pix possui um identificador único no banco central. End to End ID é o identificador fim-a-fim de uma transferência pix. É utilizado para controle de rate-limiting no Banco Central.

    Cada cadastro de pessoa física ou jurídica possui um bucket para com o Banco Central. As requisições de consulta de chave pix, consomem tokens desse bucket, que são recuperadas ao efetuar uma transação pix vinculada a uma consulta. O vinculo entre uma consulta de chave pix e uma transação se dá por meio do End to End ID.

    Sincronicidade de uma movimentação

    O Participante Indireto pode optar por realizar uma transação PIX de forma síncrona ou assíncrona. Em ambos os modos, tem-se que a movimentação PIX será executada dentro do tempo estabelecido pelo Banco Central do Brasil.

    Informação

    Nossa equipe configurará a o regime de sincronicidade a ser utilizado conforme acordado com o cliente.

    Informação

    Os endpoints, métodos, payloads e demais componentes da requisição são idênticos para o regime síncrono e assíncrono. A diferença seria apenas que para o regime assíncrono, a resposta será sempre uma pix_transfer com status pending caso tenha sido aprovada nas validações iniciais. Em seguida um webhook será enviado informando o status final da transação (sent ou rejected ).

    Retentativa de movimentações

    Devido aos possíveis atrasos no sistema de mensageria no Banco Central do Brasil, em relação às movimentações PIX, a QITech possui um mecanismo de retentativa das movimentações PIX, tanto para o modelo síncrono quanto assíncrono.

    Caso este cenário aconteça, o Participante Indireto receberá um status HTTP 202, indicando que a transação foi enviada à QITech e está pendente de confirmação por parte do Banco Central do Brasil. Assim que esta for retentada, o Participante Indireto será informado, via webhook acerca da efetivação da transação.