Introdução
A troca de titularidade de um boleto, consiste na alteração de sua carteira de cobrança e de sua conta de liquidação (tombamento), sem que os dados de pagamento da cobrança sejam alterados.
Em uma troca de titularidade (tombamento), sempre existirá uma conta e uma carteira de cobrança de origem e uma conta e uma carteira de cobrança de destino. A conta e carteira de cobrança de origem, são onde os boletos foram originalmente registrados. A conta e carteira de cobrança de destino, são para onde os boletos serão tombados.
O que é alterado?
- Carteira de cobrança
- Conta de liquidação
O que NÃO é alterado?
- Dados do beneficiário da cobrança
- Linha digitável para pagamento
- QR Code Pix para pagamento (nos casos de bolepix)
Casos de Uso
Composição de garantia
Os boletos de cobrança de uma carteira, podem ser utilizados na composição de garantia de uma operação de crédito. Nesse modelo, o titular da conta de destino tomba os boletos da sua carteira de cobrança simples para a carteira de cobrança da conta de garantia da operação.
Cessão de direito creditório
Nos casos onde o boleto de cobrança esteja vinculado a um direito creditório que foi alvo de antecipação, é possível, após a finalização da antecipação, tombar os boletos para a carteira do novo credor do direito antecipado.
A API de troca de titularidade de boletos não formaliza a cessão fiduciária ou a antecipação do direito creditório. Ela apenas reflete o que deve acontecer com o fluxo financeiro do ativo vinculado ao boleto de cobrança tombado.