Pular para o conteúdo principal

Assinatura de contrato

Por padrão a QI Tech realiza a coleta de assinaturas através da QI Sign e o contrato é enviado para os assinantes no momento da emissão, porém ainda existe a possibilidade de o parceiro realizar a coleta de assinaturas de forma independente e enviar o documento assinado ou as evidencias de assinatura para a QI Tech para seguir com a operação.

Atenção

Para que essa coleta seja realizada pelo parceiro e depois o documento assinado seja enviado através de API é necessário solicitar a configuração desse fluxo para o time de suporte QI Tech.

O processo de assinatura pode ser feito de 2 formas:

1 - A coleta de assinaturas é realizada através da plataforma QI Tech;

2 - O parceiro realiza a coleta de assinaturas de forma independente e depois envia o contrato assinado para a QI Tech - Essa possibilidade contempla tanto o envio do PDF assinado quanto o envio de um hash de assinatura;

O fluxo de chamadas muda de acordo com o processo escolhido, podendo seguis as esteiras de chamadas abaixo:

Fluxo 1

Após solicitar a configuração de fluxo 1 de assinatura para o time de suporte QI Tech, a única chamada necessária para realizar a emissão da divida é a chamada do conjunto 3 de acordo com o tomador de crédito da operação.

A QI tech por sua vez fará a emissão do contrato de crédito pré-configurado e o disparo para assinatura - o acompanhamento da operação poderá ser realizado através da API 5.1 ou através dos callbacks enviados.

A assinatura do documento é através da plataforma QI Sign e pode ocorrer via email, whatsapp ou sms no período de 7 dias após o momento da emissão do contrato.

Por conta da assincronia da assinatura, quando o contrato é assinado pelo tomador, um evento é disparado via webhook ao originador.

Fluxo 2

Após solicitar a configuração de fluxo 2 de assinatura para o time de suporte QI Tech, existe um fluxo de chamadas que deve ser realizado.

A primeira chamada será obrigatoriamente do conjunto de APIs 3 (de acordo com o tomador de crédito da operação) para realizar a emissão do PDF do contrato e a ultima chamada será a API 4.1 para realizar o envio do contrato já assinado;

No caso da assinatura do documento ser via certificadora, é necessário realizar o envio da url com o PDF assinado na API 4.1;

No caso de assinatura via optin no front, as informações que serão enviadas na API 4.1 serão as evidencias de aceite do cliente.

A QI tech por sua vez seguira o fluxo para o desembolso - o acompanhamento da operação poderá ser realizado através da API 5.1 ou através dos webhooks enviados.

Tipos de assinatura aceitos

pdf-signature

Esse tipo indica que o PDF emitido através da "/debt" será assinado e link com o PDF assinado será enviado através da API 4.1 como forma de autenticação.

data-signature

Esse tipo indica que o PDF emitido através da "/debt" será assinado através de um hash anexado em sua ultima pagina.

A autenticação através de dados pode ter 3 tipos:

Opt-in

A assinatura através de opt-in significa que o cliente vai dar o aceite do contrato através do front.

Para que essa assinatura seja valida, alguns dados devem ser enviados obrigatoriamente.

Zip

A assinatura através de zip contempla o envio de um arquivo de comprovação, como uma ligação gravada.

Selfie

A autenticação através de selfie é disponibilizada para os parceiros que utilizam os serviços de CaaS QI Tech, onde a autenticação através de selfie é validada e um id de comprovação é gerado.