Pular para o conteúdo principal

webhook_auxilio_brasil

Webhook auxílio brasil

Criação de uma operação

Na criação de uma operação do Auxílio Brasil dentro do nosso sistema, são possíveis os seguintes status:

  • success: Informa o sucesso na consulta do benefício.
  • failure: Informa que ocorreu um erro na consulta do benefício.

Exemplos

Webhook de sucesso na consulta

body.json
{
"callback": {
"key": "bfbe918d-fe58-55a0-bdaf-5a3733b7a12d",
"data": {
"name": "LUIZ ANTONIO DA SILVA",
"state": "RJ",
"balance": "111",
"family_code": 8553463416,
"reference_date": "2022-08-03",
"benefit_net_amount": 294,
"benefit_total_amount": 294,
"disbursement_bank_account": {
"bank_code": "103",
"account_digit": "5",
"account_branch": "3880",
"account_number": "000925559475"
},
"number_of_active_reservations": 0
},
"status": "success",
"webhook_type": "social_benefit_balance",
"event_datetime": "2022-08-29T20:47:48"
}
}

Webhook de erro na consulta

body.json
{
"callback": {
"key": "5d85a8eb-94c1-4fcc-8f66-15b6301f6kfe",
"data": {
"enumerator": "not_found_family_member",
"description": "there is not an active authorization for person"
},
"status": "failure",
"webhook_type": "social_benefit_balance",
"event_datetime": "2022-10-17T21:54:16"
}
}

EnumeratorsDescrição
dataprev_errorerro inesperado no Dataprev
not_found_family_membernão há uma autorização ativa para pessoa
benefit_deletedbenefício foi excluído

Cancelamento de uma operação

Existem alguns processos que cancelam uma operação de crédito, majoritariamente:

  1. PIX/TED falhou ou foi estornado;
  2. Passamos da data de desembolso;
  3. Tentativa de averbação foi rejeitada;

Toda operação que está cancelada em nosso sistema pode voltar ao seu estado anterior através do método de mudança da data de desembolso. Alguns casos não são possíveis de voltarem ao estado inicial porque nunca será desembolsada, como é o caso 3, cuja tentativa de averbação foi rejeitada.

Para o primeiro caso:

body.json
{
"key": "\<CHAVE DA OPERAÇÃO DE CRÉDITO\>",
"data": {
"pix_refusal": {
"reason": "Número da conta de destino é inexistente ou inválido.",
"reason_enumerator": "invalid_account"
},
"cancel_reason": "pix_refusal"
},
"status": "canceled",
"webhook_type": "debt",
"event_datetime": "2022-11-01 13:39:44"
}

A reason_enumerator pode ser conforme a lista abaixo:

EnumeratorsDescrição
invalid_document_numberDocumento inválido
invalid_accountConta inválida
unsupported_transactionTransação não suportada
blocked_accountConta bloqueada
closed_accountConta fechada
rejected_paymentPagamento rejeitado
amount_too_greatValor monetário muito alto
spi_timeoutTimeout do prestador de serviço
receiver_errorErro do receptor
incorrect_account_typeTipo de conta incorreta
duplicity_of_payment_orderOrdem de pagamento duplicado
refund_after_unexpected_valueReembolso depois de valor inesperado
refund_after_psp_errorReembolso depois de erros no PSP
refund_after_technical_issuesReembolso depois de problemas técnicos
refund_after_cancellationReembolso depois de cancelamento
refund_after_fraudReembolso depois de fraude
refund_after_payee_requestReembolso após solicitação do beneficiário
refund_after_fraud_reportReembolso depois de relatório de fraude
payee_not_in_allowed_listBeneficiário não se encontra na lista permitida
payee_in_blocked_listBeneficiário se encontra na lista bloqueada
unjustified_payment_orderOrdem de pagamento não justificado

O segundo caso, ocorre quando algum processo interno dispara o cancelamento da Operação:

body.json
{
"key": "\<CHAVE DA OPERAÇÃO DE CRÉDITO\>",
"data": {
"cancel_reason": "Operacao cancelada manualmente",
"cancel_reason_enumerator": "manual"
},
"status": "canceled",
"webhook_type": "debt",
"event_datetime": "2022-11-01 03:46:31"
}

Aqui podemos ter os seguintes "cancel_reason_enumerators":

  • Cancel Reason Enumerators em rejeição de PAB:
EnumeratorsDescrição
social_benefit_ineligible_benefitBeneficio inelegível
social_benefit_invalid_beneficiary_dataDados do beneficiário inválidos
social_benefit_invalid_balanceMargem indisponível
social_benefit_contract_limit_exceededO cliente não pode ter mais contratos
social_benefit_installments_limit_exceededO cliente não pode ter esse numero de parcelas em um contrato
social_benefit_invalid_disbursement_accountConta divergente com o DataPrev
  • Cancel Reason Enumerators mudança de dia
EnumeratorsDescrição
not_collateral_constituted_social_benefitMudou de dia e a operação não teve a garantia averbada
waiting_signatureMudou de dia e a operação não foi assinada
not_assignedMudou de dia e a CCB está configurada para desembolsar após a cessão, mas nao foi cedida
disburse_is_not_allowedMudou de dia e a CCB está configurada com o fluxo de "Liberar o desembolso" mas não foi liberado
manualMudou de dia e a operação não foi desembolsada.

Os cancel reason começados com "social_benefit" são permanentes, então a reserva foi de fato rejeitada. Mas em relação aos outros, ainda podem retornar ao estado inicial então deve ser devidamente analisado.